segunda-feira, 26 de abril de 2010

Couch Surfing - entre nessa você também!!!

O Projecto CouchSurfing (CS) é uma rede mundial para fazer conexões entre viajantes e as comunidades locais que eles visitam. Ou seja, um serviço de hospitalidade com base na Internet que em 2008 tinha cerca de 600000 membros em 231 países e territórios.
A missão do CouchSurfing é "Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez":"CouchSurfing procura ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais, fomentar consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural. Como uma comunidade, almejamos fazer a nossa parte individual e coletiva para criar um mundo melhor e acreditamos que o surf de sofás é um meio para atingir esse objetivo. O CouchSurfing não é mobília, não é encontrar alojamento gratuito por todo o mundo; é estabelecer ligações por todo o mundo. Fazemos do mundo um lugar melhor abrindo as nossas portas, os nossos corações e as nossas vidas. Abrimos as nossas mentes e damos as boas vindas à sabedoria que a troca cultural oferece. Criamos ligações profundas e significativas que cruzam oceanos, continentes e culturas. O CouchSurfing quer mudar não só a maneira como viajamos, mas também, a maneira como nos relacionamos com o mundo!"
Diferente dos albergues onde a troca cultural internacional ocorre por conta do encontro das mais diversas etnias em um mesmo espaço, o couch surfing nos possibilita o encontro direto com o povo nativo da região a qual estamos conhecendo. Ao nos emprestarem um sofá para dormir, oferecem-nos também a chance de descobrirmos valores locais que vão muito além daqueles que os livros e sites de viajantes nos ensinam. Possibilita o contato direto com a língua, comida, folclore, história e costumes típicos da região. É uma forma prazerosa, econômica e única de termos contato próximo com o povo local.
Como funciona
A inscrição na organização é gratuita e pode ser obtida simplesmente registrando-se no site www.couchsurfing.org. A atividade principal da organização é a troca de alojamento. Enquanto anfitrião, um membro oferece o alojamento a seu belo prazer; não é necessário alojar, mas obviamente que é encorajado. Enquanto surfer (convidado), o viajante pode procurar e pedir alojamento para o seu destino. O alojamento é inteiramente consensual entre o anfitrião e o convidado, a duração, a natureza e os termos para a estadia do convidado são acordados à priori para satisfazer ambas as partes. Espera-se que a estadia seja também gratuita; não existem compensações monetárias exceto em determinadas situações (o convidado pode compensar o seu anfitrião pela comida).
Existem três métodos para garantir a segurança e a confiança, os quais estão todos visíveis nos perfis dos membros para pontenciais anfitriões ou "surfers" terem em conta antes de qualquer tipo de encontro:
1. Referências pessoais, que anfitriões ou "surfers" (convidados) podem deixar um ao outro após terem usado o serviço.
2. Um sistema opcional de verificação por cartão de crédito, que permite aos membros "trancar" o nome e morada fazendo um pagamento com cartão de crédito e introduzindo um código que o CouchSurfing envia à morada de pagamento (isto permite também que o CS recupere alguns custos por requerer um pequeno donativo para a verificação).
3. Um sistema pessoal de certificações, onde um membro que foi certificado — inicialmente apenas os fundadores do site estavam certificados — possa certificar um sem número de outros membros que ele ou ela tenha conhecido e em quem confie.
Os voluntários no projeto organizam frequentemente encontros ou acampamentos os quais são eventos que duram vários dias e aproximam pessoas.
Desde Junho de 2006, o site tem sido gerido em grande parte pelos Coletivos do CouchSurfing, os quais são grupos de membros que se juntam numa determinada cidade para desenvolver e melhorar o CouchSurfing. Os primeiros três Colectivos tiveram lugar em Montreal, Viena e Nova Zelândia.
Membros que desejem voluntariar-se para variadas tarefas e ajudar a espalhar a palavra do CouchSurfing podem geralmente tornar-se embaixadores. Embaixadores têm de estar verificados e promover ativamente o espírito de CouchSurfing entre membros e entre o público em geral. Além da promoção do site, eles dão as boas vindas aos novos membros, ajudam com questões, outras tarefas administrativas e muito mais, tudo em regime de voluntariado.
Críticas
Existem ocasionalmente membros do CouchSurfing que tentam usar o site como um sistema de "engates" (encontros), um problema que o fundador Casey Fenton reconhece: "Baseado no que tenho visto e ouvido, estas pessoas que vêm para o CS e usam-no exclusivamente como um sistema de "engates" (encontros) são definitivamente prejudiciais para a experiência geral do CS. Isto é um problema comum a muitas comunidades online grandes com perfis pessoais. O outro lado desta discussão é, limitar as utilidades disponíveis aos membros é uma forma de censura, elemento este que não é desejável para uma comunidade aberta e livre como é o CouchSurfing.
Experiência própria
Particularmente, faz menos de 1 mês que vivenciei uma agradável experiência. Havia me cadastrado no site e coloquei que meu sofá estava livre para ser utilizado. Menos de uma semana depois recebi um email do Johannes Bruno me solicitando o sofá por 2 dias na próxima semana. Mandei uma resposta dizendo que ele poderia vir assim que desejasse. Acreditando na boa índole do Johannes enviei meu endereço. Sei que parece meio louco, mas não vou tentar explicar aqui minhas opniões a esse respeito. Minha mãe, meu irmão e minha vózinha aceitaram a minha proposta na hora...acreditaram em mim e assim como eu, acreditaram nas boas intenções do Johannes. Meus parentes, esses não, questionaram muito nossa posição e minha mãe repetindo: se Jesus Cristo viesse hoje e pedisse um abrigo, coitado, seria tratado pior que fora há milênios ...rsrsr...coisas de mãe. Pois bem, 5 dias depois, chega Johannes à minha casa de madrugada, pois seu vôo atrasou. Eu estava dando plantão no hospital e quando ele me ligou eu me encontrava no meio de uma cirurgia. Pedi à enfermeira para orientá-lo a seguir para minha casa que minha mãe o estaria esperando. Ele foi. Chegando à minha casa estavam meus primos o esperando para levá-lo para as festas da cidade. Só sei dizer que minha mãe o adotou como filho e meus primos como irmão. Uma amizade super agradável se estabeleceu. E, com certeza, Johannes foi um excelente hóspede. Acredito que eu quem fiquei devendo como anfitriã. Em breve, assim espero, serei eu quem o visitarei.
É fato que o couch surfing não é apropriado para os indivíduos que costumam não acreditar na idoneidade das pessoas. É lógico que aqueles que não conseguem crer na boa vontade do próximo ou na intenção positiva de se fazer apenas uma nova amizade e ajudar não devem se cadastrar no site. O couch surfing é adequado para as pessoas que desejam conhecer o mundo e , para isso, contam com a boa vontade do desconhecido. É uma forma excelente de exercitar sua hospitalidade e também sua capacidade de adaptação. Através do couch surfing você terá que aprender o respeito às mais distintas formas de pensar e ver o mundo, afinal, você entrará em contato com culturas, valores e costumes bem distantes daqueles que você catequizou. Deverá entender as mais complicadas formas de apresentação da alegria, do riso, do nervosismo, da raiva, da dor, enfim, do limite das pessoas, pois, estará propenso a presenciar as variações de humor cotidianas das pessoas que te oferecem um sofá para dormir. Você estará sujeito a tudo: sujeira, limpeza, conforto, improviso, insensatez, mentira, liberdade, quintal, cidade, entulho, virtude...desculpem-me, mas, é brilhante!!! É pra quem vive o espírito de mochileiro!!!
Bem pessoal, essa é minha proposta de hoje para vocês. Entrem no site www.couchsurfing.org e, ao menos, tentem entender a idéia. Tenho certeza que os mochileiros de plantão irão amar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário