domingo, 24 de outubro de 2010

Planejando a sua viagem

Viajar é sempre bom!!! Seja uma viagem de final de semana para fugir da rotina ou então um mês de merecidas férias, viajar é preciso.
E antes de viajar o negócio é planejar a viagem. É claro que imprevistos sempre acontecem, mas com planejamento prévio você consegue se sair muito melhor das situações adversas.

Escolhendo o destino
Destinos existem vários e para todos os gostos. Praia, montanha, calor, frio, lugar movimentado, lugar bucólico, enfim... a escolha dependerá do seu gosto, do que você procura num lugar e, é claro, da grana disponível para viajar.
No Brasil e no mundo há lugares incríveis para se conhecer. Todo mundo deve ter sua listinha básica de locais para se conhecer. Dentro do Brasil, os destinos mais procurados são: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Balneário de Camboriú, Fortaleza, Natal, Búzios e Manaus. No mundo, os países mais procurados são: França, Espanha, EUA, China, Itália, Reino Unido, Alemanha, México, Áustria e Rússia. No mundo, as cidades mais visitadas são: Londres, Bangkok, Paris, Cingapura, Hong Kong, New York city, Dubai, Roma, Seul e Barcelona.
Decidido o destino é hora de programar a sua viagem. Uma forma mais barata de viajar é o chamado mochilão. Ao contrário do que a maioria pensa, mochilar não é sair por aí sem rumo, andando ou pegando carona com desconhecidos. Ser mochileiro é programar a viagem, conhecer o local pra onde vai, saber da cultura, dos passeios, tudo isso de uma forma mais econômica. Empresas de viagem cobram caro por pacotes fechados. Na filosofia mochileira, a pessoa faz o mesmo passeio que as empresas oferecem, com a vantagem de gastar menos e de interagir mais com a cultura loca, uma vez que os passeios são feitos por conta própria.



Por onde começar?
Agora que você esolheu para onde ir, o próximo passo é organizar a logística da sua viagem. Crie uma lista dos destinos que pretende conhecer e pesquise:
• Quais são as principais rotas e meios de transporte para se chegar nos destinos escolhidos.
• Quais são os principais tipos de hospedagem nas cidades por onde irá passar e quanto elas custam.
• Quais são as "principais atrações" e se as mesmas são de fácil acesso ou necessitam da contratação de serviços de tours ou guias e quanto custam estes serviços.
Para enriquecer sua viagem tente pesquisar além do "esquema pra turista ver", além dos cartões postais. Pesquise também sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos.
Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha. Pesquise sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.




Viagem internacional
Se você escolheu um destino internacional, deverá tomar alguns cuidados a mais.
O passaporte é o requisito básico para o viajante sair do país, pois identifica sua nacionalidade e assegura reconhecimento legal em qualquer lugar do mundo.
Se você já tem seu passaporte, verifique a validade, pois alguns países como Cuba ou Reino Unido só concedem a entrada no país , se faltar mais de 6 meses para expirar o passaporte.
Caso este não seja o seu caso, requisite o seu passaporte preenchendo o formulário no site da Polícia Federal e pagar uma taxa de R$ 156,00 reais. Sua entrevista será agendada, e no dia leve todos os documentos exigidos. O passaporte fica pronto , em média, depois de 6 dias úteis e tem validade de 05 anos.
Vale lembrar que alguns países da América do Sul como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai não exigem passaporte dos brasileiros, basta apresentar RG atualizado com expedição inferior a 10 anos.


A autorização de entrada no país é outro fator importante. Os vistos mais comuns concedidos pelo mundo são:
1) Trânsito : que permite que o passageiro transite em determinado país entre a origem e o destino;
2) Turismo: quando o objetivo da viagem é o lazer;
3) Negócios: para quem for trabalhar no exterior;
4)Estudante: para quem for estudar fora.
Alemanha, Espanha e a maioria dos países europeus dispensam visto para turistas, fixando no período de no máximo 3 meses de permanência no país. Porém para Estados Unidos, Austrália e Canadá é obrigatório ter visto.

Orçamento
Controlar o orçamento é a parte mais importante de qualquer viagem. Uma mesma viagem pode ficar terrivelmente mais cara se você não tomar certos cuidados e não se conhecer bem. Antes de perguntar se sua grana será suficiente faça uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo.
É necessário que você conheça seus limites e o quanto estará disposto a sair da sua zona de conforto. Então pense o quanto estará disposto a perder de sua privacidade em diversos momentos do dia, principalmente na hora de dormir. O quanto consumista e exigente você é. E principalmente o quanto estará disposto a pesquisar e pechinchar antes de comprar um produto ou serviço. Isso fará toda a diferença no valor final da viagem.

Transporte: Como economizar
O transporte inclui a locomoção de partida e chegada e o que você irá gastar circulando pelos destinos.




1- Passagem Aérea
A passagem aérea pode consumir boa parte de seu orçamento, então confira as dicas para economizar:
1 - Compre sempre pela internet. É economia certa, mas...
2 - Pesquise muito antes de comprar. Onde?
- Nos sites das companhias aéreas;
- Nos sites de agências especializadas em venda de passagens;
- Em sites comparadores de preço de passagens aéreas.
3 - Faça as buscas com pelos menos 3 datas diferentes. Como se fosse voar daqui a 3 dias, 1 mês e 3 meses. O objetivo é entender como funciona a política de preços de tal companhia. Algumas vendem muito mais barato se você comprar com antecipação, outras não.
4 - Evite comprar passagens só de ida (one way) pois elas custam quase o mesmo preço das Round Trip (ida e volta).
5 - Se planejar a viagem com antencedência você poderá adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.
6 - Se seu roteiro for flexível tente pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos às vezes podem ter passagens muito mais baratas que o destinos onde você está, sendo assim uma viagem de ônibus até lá pode valer muito a pena.
7- Se for viajar por muitos países em continentes diferentes, um bilhete RTW (Round The World Ticket) pode fazer a sua viagem muito mais barata.

Sites de comparação de preços de passagens aéreas
http://www.mundi.com.br/
http://www.fly.com/
http://www.kayak.com/flights/
http://www.skyscanner.net/
http://www.decolar.com/
http://www.momondo.com/

2 - Transporte Público
Utilize o transporte público para circular pelos destinos que irá visitar. Ônibus, Metrô, trem, lotações, etc

3 - Circulando com Táxis
Em muitos destinos os táxis também são um opção barata para circular, mas quando usar um táxi nunca peça uma sugestão de serviços como hospedagem, restaurantes e outros do tipo para o taxista. A sugestão dele sempre será te levar o mais longe possível para cobrar mais ou será aquela onde ele ganha mais comissões. Seja exato no que quer e pergunte sempre antes quanto irá custar a corrida ou pelo menos um valor aproximado. Sem saber disso é furada!

Formas de economizar na Hospedagem
1 - Albergues / Hostels
Se for viajar sozinho a dica são os quartos coletivos, se viajar em dupla ou casal os albergues também possuem quartos privativos que em geral são mais baratos que os hotéis Econômicos.

2 - Hotéis Econômicos
Os Hotéis Econômicos também são uma boa opção. Muitas vezes são hotéis frequentados por mochileiros de todo mundo ou hotéis de redes econômicas. As principais redes de hotéis econômicos são: Formule 1, Econolodge, EtapHotel.

3 - Campings free.
Há campings Free ou quase free em quase todos os destinos do mundo, então sua barraca pode ser bastante útil. Além de ser de graça ou quase de graça são também uma ótima opção para ficar mais perto da natureza. Em destinos com frio extremo é necessário barraca, saco de dormir e roupas especiais. Ambientes hostis e/ou com temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes.

Formas de economizar na Alimentação
A alimentação pode chegar a ser até o segundo item que mais irá levar embora seu suado dinheirinho e além disso pode ser responsável por alguns dias de viagem perdida em casos de má alimentação, pois é comum adquirir uma intoxicação alimentar ou passar pela conhecida diarréia do viajante. Portanto para se alimentar bem e barato, na maioria dos casos a melhor opção é o bom e velho supermercado. A maioria dos albergues/hostels possui cozinha coletiva que fica a disposição dos hóspedes exatamente para esse propósito.
Isso tudo não exclui você de saborear delícias da gastronomia local, pois os restaurantes populares também podem ser uma ótima opção. Estes restaurantes costumam ser frequentados pela população local, são como os "Pratos Feitos" e "Comerciais" Brasileiros e que muitas vezes vendem os mesmos pratos típicos de restaurantes para turistas.

Pechinchar sempre!
Turistas sempre pagam mais caro por tudo. É como se carregassem na testa uma placa: Tenho dinheiro sobrando, cobre mais caro! Não é só no Brasil que isso acontece! Por isso pechinche sempre! Principalmente quando o produto ou serviço não tiver o preço exposto de forma clara. Se usar essa regra com certeza irá economizar muito. Se tiver vergonha de pechinchar, em alguns casos pagará até 3 vezes mais do que pagaria um cidadão local pelo mesmo produto ou serviço. Pechinche sem medo de ser feliz!

Dicas para uma viagem segura

1. De olho na notícia
Acompanhar o noticiário sobre os destinos que irá conhecer pode ser muito útil para evitar roubadas: Intempéries, greves, manifestações, etc
Para essa tarefa você pode usar o Google Notícias: (http://news.google.com.br/) Se tiver conhecimento da língua o ideal é pesquisar as notícias utilizando a busca do Google News local. Para isso mude a língua padrão e visite o endereço do Google daquele país: (http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR).
2. Cuidados com dinheiro em espécie e outras formas de pagamento
Nunca leve em espécie tudo que irá gastar e se possível espalhe seu orçamento em várias formas de pagamento. O que levar em espécie divida em várias partes. Exemplo: Coloque uma parte em um Money Belt, outra se possível em um Leg Money Belt, uma terceira parte em alguma peça de roupa na mochila e a quarta parte para fazer pequenos pagamentos, na carteira ou bolso ou faça da maneira que achar melhor "mas nunca deixe todos os ovos na mesma cesta".
Cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros, o mais utilizado é o Visa Travel Money.
Cartões de debito e crédito também são uma opção. Os da Rede Cirrus são aceitos em 210 países. A rede VISA atende 170 países.

3. Zonas de risco
Zonas de Risco são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade. É bom saber se nos destinos que irá visitar há locais assim.
Há mapas do Google Maps na internet com esses dados, procure pelas palavras chave:
crime maps
nome do destino + Crime Map
Conflict Map

4. Não ostente
O pior de todos os comportamentos de risco sem dúvida é a ostentação. Por isso evite ostentar. Durante sua viagem você irá ver mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples. Essa é a receita. Vista-se o mais simples possível e sem penduricalhos e outros objetos que chamem atenção.

5. Vocabulário de sobrevivência
Mesmo que seu inglês seja fluente em muitas situações ele não servirá pra nada, por isso é necessário ter uma noção básica de palavras e expressões da língua local. Isso pode facilitar sua vida em várias situações. Estude um pouco da língua local e/ou leve um vocabulário básico impresso ou em seu smartphone.
Na internet você irá encontrar muitos sites com esse tipo de conteúdo. No Google pesquise pelas seguintes frases:
vocabulario viagem ingles
vocabulario viagem Espanhol
vocabulario viagem italiano
vocabulario ingles
Utilize a mesma lógica de busca para outras línguas.
O site Bab.la possui um guia de sobrevivência para viagens bastante completo:
http://pt.bab.la/viagens/guia-de-sobrevivencia/

6. Saúde do Viajante
Você deve ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar, para tomar as vacinas certas e evitar comportamentos de risco. Há um mashup do Google maps muito bom sobre isso é o: http://www.healthmap.org/pt

Depois de todos esses passos, agora é curtir a sua viagem. Passeie bastante, tire muitas fotos, aproveite cada instante, pois cada viagem é diferente, e todas elas são inesquecíveis!!!!

Dicas de sites onde encontrar informações úteis para a sua viagem:
Em Português
Mochileiros: www.mochileiros.com
O Viajante - http://oviajante.uol.com.br
Vou de Mochila - http://www.voudemochila.com.br/
Orkut - Comunidade Mochileiros - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=39587
Facebook - Comunidade Mochileiros - http://www.facebook.com/group.php?gid=23077102259

Em Inglês:
Thorn Tree do Lonely Planet - http://www.lonelyplanet.com/thorntree/
Travellers Point - http://www.travellerspoint.com/
BootsnAll - http://www.bootsnall.com/
The Backcountry Forum - http://www.backpacking.net/
World Backpackers Forum -http://www.worldbackpackers.net/forum/
Fórum da Revista Backpacker http://www.backpacker.com/community/
Backpacking Light - http://www.backpackinglight.com/
Pratical Backpacking - http://www.practicalbackpacking.com/
Digihitch - http://www.digihitch.com/forums.html
Road Junky - http://www.roadjunky.com/

Em Espanhol:
Mochileros.Org - http://www.mochileros.org/
Mochilero.info - http://www.mochilero.info/
Autostop Argentina - http://www.autostopargentina.com.ar/
Viajeros.com - http://www.viajeros.com/


Beijinhos
Karol




"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

Nenhum comentário:

Postar um comentário