sexta-feira, 1 de outubro de 2010

São Thomé das Letras: a cidade encantada!!!

Nada melhor que viajar e conhecer lugares incríveis...
Essa é a descrição de uma viagem que eu e meu namorado fizemos em 2008 à cidade de São Thomé das Letras (MG).
Como bons mochileiros (de primeira viagem, diga-se de passagem), escolhemos o nosso destino e fizemos todos os passeios por conta própria. Partimos de carro de BH e levamos a moto de trilha conosco, assim fizemos todos os passeios de moto.
São Thomé é uma cidade especial, com uma energia diferente e paisagens maravilhosas... Fica a dica de viagem!!!

A cidade
Conhecida como a cidade das letras, das estrelas, das pedras, do misticismo, das Montanhas Mágicas de Minas Gerais, São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor, vales e montanhas incluídos). O céu é muito azul e a cidade é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos.


Seu nome deve-se a uma lenda sobre o encontro de uma estátua de São Thomé, em uma gruta, por um escravo fugido do Barão de Alfenas, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto). Tal fato gerou a posterior alforria do escravo pelo seu dono, que ficou bastante impressionado pelo relato do escravo e ordenou também a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o centro de São Thomé das Letras.
Alguns acreditam que São Thomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: "Cidade Mística". A chegada na cidade, por si só, já é encantadora... no meio de uma estrada cheia de verde por todos os lados, nos deparamos com uma montanha branca na qual está inserida a cidade.

A razão disso são as extrações do quartzito (também conhecido como pedras-de-são-thomé), que descascam uma montanha e deixam à mostra uma rocha esbranquiçada (sendo responsável pela maior parte da economia do lugar). Composto por 95% de sílica, o quartzito de São Thomé e dos considerado um melhores do mundo para fabricação de componentes de computadores, além de ser usado para revestimento externo em piscinas. O quartzito também é muito utilizado na cidade para calçamento e construção de casas.

A cidade tem o centro histórico tombado pelo IEPHA desde 1996. Embora adulterado, ainda possui grande significado cultural e ecológico. A Igreja Matriz começou a ser construída em 1785 e possui retábulos do período rococó e o forro marcado pela excelência da pintura do artista colonial Joaquim José da Natividade. A Igreja de Pedra, tombada em 1985, também é do século XVIII.
Igreja de Pedra


O clima é do tipo tropical de altitude, que caracteriza-se por verões brandos e úmidos e invernos secos. O resultado disso é que, como fomos no final de abril e início de maio, encontramos um clima super agradável... ensolarado e fresco durante o dia e com um friozinho bem gostoso durante a noite!!!

Como chegar
Optamos pela viagem partindo de BH. Por esse percurso, são 337 Km a partir de BH, pegando a Rodovia Fernão Dias no sentido São Paulo. A rodovia estava em ótimas condições, com 3 pistas tanto no sentido de ida quanto no de volta. Entramos na BR 491, em direção a Três Corações (a cidade do Rei Pelé... tem até a estátua dele na cidade!!!). Depois de Três Corações, são mais 25 Km até São Thomé, numa estrada totalmente asfaltada.
Outras formas de se chegar à cidade são pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.
Pelo Rio, através da BR-116 (Dutra) até Engenheiro Passos. Depois até Cambuquira, seguindo então para Três Corações.
Por São Paulo, pegar a BR-381 (Fernão Dias) até Três Corações.

Onde se hospedar
A cidade possui várias opções de pousadas, cada um correspondendo ao gosto e bolso do cliente.
Ficamos em um local muito aconchegante, a Pousada Arco-Íris. Possui opções de quarto com e sem lareira e uma hospitalidade muito boa. Com arquitetura simples, atende as necessidades do visitante e possui atendentes muito educados e prestativos. Sem contar que ela fica bem no centro, próxima das principais atrações da cidade (dá pra andar a pé tranquilamente).
O café da manhã (com aquele pão-de-queijo quentinho, que eu a-do-ro!!!) é servido num casarão colonial.
A pousada também oferece piscina (que não nos aventuramos devido ao frio... Rs) e também DVDs à disposição do cliente (pra quem quiser passar o friozinho assistindo aquele filme debaixo do edredon), sem custos adicionais.
Fica então a minha dica de hospedagem : http://www.pousarcoiris.com.br/



Onde comer
Assim como as opções de hospedagem são diversificadas, a culinária atende a todos os gostos.
Alguns restaurantes são famosos, como o Alquimista e o Bar do 2, outros nem tanto. Mas o certo, é que o turista sempre vai encontrar um cantinho tocando uma música alternativa, Raul Seixas, Zé Ramalho, Ventania (cantor de reggae da cidade) ou reggae (são os sons característicos da cidade). Também encontra-se com facilidade os restaurantes com a legítima comida mineira, feita no fogão à lenha (delícia!!!).
Uma dica é comer pizza feita na pedra no Gnomos... O ambiente é muito bacana (um restaurante feito de pedra) e, além da pizza ser gostosa, rola um som ao vivo muito legal.

O que fazer
São Thomé possui várias opções de lazer. Um simples passeio a pé pela cidade pode revelar cores, cheiros e pessoas característicos da cidade.
Ao caminhar pela cidade, é comum encontrarmos muitos “bichos-grilo” tanto da cidade quanto turistas. Muitas pessoas procuram São Thomé devido ao misticismo que envolve a cidade (muitos inclusive dizem ter visto gnomos, bruxas, ETs... eu confesso que não vi nada disso... hehehe). Por isso, em qualquer lugar, é fácil encontrar alguém para puxar conversa, conhecer mais da cidade e, é claro, ouvir um bom “causo” mineiro.
A cidade também é cheia de lojas de lembranças. Envolvido pelo incenso que sempre queima nessas lojas (nunca cheirei tanto incenso na minha vida!!!), o turista encontra artesanato típico da região (leia-se gnomos, bruxas, etc), artesanato em pedra (inclusive artesanato em pedra-de-são Thomé.. tenho uma casinha linda!!!), cartões-postais, roupas ripongas e pedras para assar pizza.



Também existem na cidade 2 grandes feirinhas... uma próxima à Igreja Matriz e uma mais próxima aos restaurantes (essa fica em um espaço feito só pra ela). Nelas, também encontramos o artesanato que está disponível nas lojas, com destaque para o artesanato em pedra-sabão. Cuidado para não gastar todo o dinheiro nessas feirinhas... hehehee. Mas o ponto alto da cidade são as construções antigas, as grutas, as cachoeiras e o maravilhoso pôr-do-sol dessa cidade.

A cidade possui várias opções de roteiros para passeios. Primeiro tem a cidade em si, com atrações como a Igreja Matriz, a Gruta São Thomé, a Pirâmide, o Cruzeiro, o Mirante e a Pedra da Bruxa.
Seguindo no sentido de Três Corações encontramos a Gruta do Carimbado, a Ladeira do Amendoim e a Cachoeira Vale das Borboletas.
Em direção a Baependi, vamos encontrar as Cachoeiras do Flávio, Paraíso e Véu das Noivas.
E rumo a Luminárias, iremos nos deparar com o Distrito de Sobradinho e com a Gruta do Sobradinho, Gruta do Labirinto e Cachoeira da Chuva.

Centro da Cidade
Percorremos o centro da cidade a pé mesmo. Passeamos pelas casas típicas em pedra e pela Igreja Matriz e pela Gruta de São Thomé (que fica ao lado da Igreja). Infelizmente, quando fomos à cidade, a Igreja e a Gruta estavam fechadas à visitação, portanto, só conhecemos por fora =/.

Igreja Matriz


Gruta são Thomé

Gruta São Thomé

Sem dúvida alguma, a principal atração da cidade, e a que mais atrai turistas, é a pirâmide. É denominada pirâmide pelo formato arquitetônico adotado em sua construção. Ninguém define ao certo os motivos que levaram à edificação de um projeto tão moderno e arrojado naquele local e o porquê do abandono do local. Muitos turistas utilizam o local para o registro fotográfico das belas paisagens, outros para meditação, exercícios mentais e terapias alternativas. Além disso, é o melhor local para se avistar o pôr-do-sol e a coloração avermelhada que o céu adquire nos fins de tarde. Diversos relatos dão conta do avistamento de ÓVNIS e seres extra-terrestres neste local que já foi fonte de estudo de diversos especialistas que até hoje tem opiniões diferentes a respeito das experiências.

Pirâmide

Rota do Sobradinho
Além das cachoeiras e grutas, a rota passa pelo distrito de Sobradinho, que já é um charme por si só.
Nessa rota, é possível conhecer:
• Cachoeira da Lua: Está a 6km de São Thomé das Letras. Uma paisagem bucólica e exótica cria um clima muito diferente naquele lugar. Diversas pessoas gostam de freqüentá-la a noite pois as águas refletem todo o brilho do luar da cidade, tornando o local ainda mais especial.


Cachoeira da Lua

Cachoeira da Lua

• Gruta do Labirinto: Formada de várias entradas e saídas, assemelhando-se a um labirinto;
• Gruta do Sobradinho, onde é possível passar por dentro da gruta e sair em baixo de uma cachoeira;

Cachoeira Sobradinho

Gruta Sobradinho

Gruta Sobradinho

• Cachoeira da Chuva: é uma linda cachoeira, onde as águas descem formando um extenso véu de noiva. Ideal para banho, fica a 9 km da cidade, por estrada de terra.

Cachoeira da Chuva


Rota Três Corações
Em direção a Três Corações, temos mais uma rota cheia de cachoeiras e grutas. Nesta rota conheceremos as seguintes atrações:
• Gruta do Carimbado: Esta é conhecida por muitos como um Portal Dimensional , pois até mesmo uma equipe de televisão já adentrou o local com todos os equipamentos técnicos necessários e profissionais e não chegaram ao final desta gruta que em poucos minutos deixa qualquer um sufocado de tanto calor. Muitos esotéricos afirmam ser ali, uma passagem secreta para a Cidade Sagrada dos Incas, Machu Picchu, no Peru. Muitos acreditam que o local tem energias curativas e que é capaz de reter energias negativas de quem nele adentra. É uma experiência diferente, mística e misteriosa conhecer a Gruta do Carimbado.
• Ladeira do Amendoim: Lugar curioso onde os veículos, com o motor desligado, continuam subindo a ladeira. Fato que ajuda a fomentar as crenças da existência de um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea da cidade. O que também seria responsável pelas manifestações ufológicas.
• Cachoeira Vale das Borboletas: Localizada a apenas 3km da cidade. No pé da serra para Três Corações, um córrego forma duas lindas quedas d’água que ao reflexo do sol se mostram como que cristais descendo até a piscina natural que ali se formou, num vale cercado por uma mata verde e irradiante, cheia de coloridas flores e borboletas.



Cachoeira Vale das Borboletas


Enfim... São Thomé das Letras é assim, um lugar místico, com uma vida simples e bucólica e com uma energia incrível, que te deixa com vontade de voltar várias e várias vezes!!! Conheça!!!!







"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

2 comentários:

  1. AMEIIII, estou de ferias no momento e sua dica mim ajudou de mais, estou a procura de novos lugares e acho qe encontrei!
    obrigada qerida^^

    ResponderExcluir