segunda-feira, 10 de maio de 2010

Chapada dos Veadeiros: Uma mistura de beleza natural e misticismo!!!





A chapada dos veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial, grande parte do parque esta dentro dos municípios de Alto Paraíso e Cavalcante. A entrada principal fica no vilarejo de São Jorge, distrito de Alto Paraíso. As grandes belezas naturais estão presentes em 3 locais principais: Alto Paraíso de Goiás - 200 km de Brasília São Jorge - 230 km de Brasília Cavalcante - 300 km de Brasília

Como Chegar?


Para chegar até a Chapada existem várias maneiras, vai depender da opção de transporte.
Indo de avião o aeroporto mais próximo é o de Brasília, depois é preciso ir até a Rodoferroviária que fica localizada no extremo oeste do Eixo Monumental à 10 km do centro do Plano Piloto, de lá saem ônibus diários com destino a Alto Paraíso de Goiás. As companhias que fazem esse trajeto são:

Real Expresso
Tel: 0800 617323
www.realexpresso.com.br

Santo Antônio

www.grupoamaral.com.br/esa

Chegando em Alto Paraíso existe a opção de pegar um ônibus par
a São Jorge que custa em torno de 8,00 e são duas vezes por dia uma de manhã e outra à tarde e para os mochileiros de plantão existe a opção de ficar na estrada esperando carona coisa muito comum pelas bandas de lá.


Indo de carro partindo da capital federal, o viajante deve pegar a BR 020, em direção a Formosa (GO). Após a cidade de Planaltina, é preciso prestar atenção ao trevo que indica a GO 118, rodovia que leva a Alto Paraíso e passa por São Gabriel e São João D´Alinça. De lá pegue a GO 327 (estrada de terra) em direção a Colinas do Sul e percorra 30 km até o povoado de São Jorge.

Qual a melhor época?

Essa é uma questão muito importante, de abril a outubro é o período de seca, ou seja, é a melhor época para ir, nesse período o risco de pegar o parque fechado ou não conseguir entrar em alguma cachoeira é muito pequeno. De outubro à janeiro as chuvas são frequentes, sendo assim a maioria dos lugares ficam interditados por uma questão de segurança.Para quem gosta de movimento o melhor mês do ano é julho. Nessa época pessoas do Brasil inteiro se encontram na Chapada, há muitas possibilidades de se divertir.

Onde se Hospedar?

Isso vai depender. Para que curte fazer amizades, conhecer culturas de pessoas do Brasil inteiro, curtir um luau a noite vendo as estrelas e muita aventura, vai a dica: camping Taiuá, a diária custa 10,00 no período de alta tempora e vale muito a pena, fica logo na entrada da vila de São Jorge, perto de tudo, além de ser um ambiente bem agradável, muito arborizado e o povo é bem receptivo. Uma observação muito importante, outro ponto positivo de ir à Chapada no período da seca é esse, a certeza de que não irá cair uma gota de água do céu e para quem curte acampar isso é uma maravilha. Informações: campingtaiua@gmail.com


Camping Taiuá
















Uma outra opção para os mochileiros que não querem gastar muito porém não curtem ficar acampados é o albergue. Na vila de São Jorge tem um muito bom. Segue informações:
Casa da Sucupira - casadasucupira@gmail.com

Agora caso a opção seja uma pousada, existem diversas que o preço pode variar de 40,00 a 400,00 a diária para casal. Nesse link você pode escolher o que esta de acordo com o seu bolso. www.chapadadosveadeiros.com/pousadas.html

Em Alto Paraíso de Goiás, existem muitas opções de hospedagem, a cidade é enorme se comparada a São Jorge. No link, www.chapadadosveadeiros.com/pousadas.html , você tem acesso a que melhor se encaixe no seu perfil.

Em Cavalcante também existem algumas opções de pousadas muito boas porém para os mochileiros que desejam gastar pouco aconselho o albergue Hotel FM - 62 98263355 . A pessoa responsável é a dona Maria, muito receptiva e ainda faz um almoço delicioso por apenas 10,00. O valor da estadia varia entre 20,00 e 25,00 por pessoa.

Dica muito importante: Para conhecer a chapada a melhor maneira é ficar hospedado em São Jorge a maior parte do tempo, depois não deixar de ficar hospedado alguns dias em Alto Paraíso e pelo menos dois dias em Cavalcante.

Durante o dia o que fazer?

Há muitas coisas para fazer por lá, se você ficar 30 dias das suas férias vai achar que não é suficiente para conhecer aquele paraíso imenso.

Começando por São Jorge

No Parque da Chapada dos Veadeiros que fica a mais ou menos 1 km da vila de São Jorge existem 2 trilhas principais. A trilha dos saltos do Rio Preto e a trilha dos Cânions. A distancia de ambas é aproximadamente 6 km e cada uma passa por diferente atrações:

Trilha dos Saltos: Salto do Rio Preto 120m; Salto do Rio preto 80m; corredeiras.

Salto 120m

Salto 80m




















Trilha dos Cânions: Cânion 1, Cânion 2 e Carioquinhas

Carioquinhas Cânion























Para a entrada no parque é obrigat
ório a presença de um guia que fecha normalmente um grupo de 10 pessoas, é cobrada uma taxa de 3,00 para manutenção do parque e mais o guia que normalmente cobra 60,00 a diária, ou seja, o valor varia de acordo com o número de pessoas. Fiquem despreocupados a demanda de guias é muito grande se você não fechar com nenhm em São Jorge vá para o parque porque lá mesmo a administração te encaixa em algum grupo.
Próximo a vila de São Jorge temos lugares imperdíveis, Abaixo v
ou citar uma lista:Em direção a Colinas do Sul, sendo mais claro, saindo da vila de São Jorge siga para direita, sentido oposto ao de Alto Paraíso. Temos:

Raizama: A entrada fica a mais ou menos 3 km do povoado de São Jorge. A caminhada é um pouco mais de 2 km. Nível de dificuldade baixo. Entrada: 10,00, não precisa de guia.
Morada do Sol: Fica a mais ou menos 3 km de São Jorge a portaria da Morada, mais 1 km de estrada de terra e menos de 1 km de trilha. Um local com piscinas naturais, cachoeiras e cânios do Rio São Miguel. Nível de dificuldade fácil. Ótimo programa para descansar, metade do dia é o suficiente para conhecer. Entrada: 5,00. Não é preciso guia.
Cachoeira do Segredo: Depois de São Jorge são 14 km até a fazendo do Claro, deixa o veículo. São 8 km de trilha cruzando o Rio São Miguel e mais 7 vezes o Rio Segredo e de repente encontra-se o espetáculo. Nível dificil. Entrada: 10,00. É preciso guia.

Segredo



Encontro das águas:
À 20 km de São Jorge
os Rios Tocantizinho e São Miguel se encontram entre cânions formando belas piscinas naturais além de quedas d´água. Entrada: 7,00. Não precisa de guia.

Rio São Miguel























Morro vermelho: Localizado à 14 km de São Jorge as águas termais do Morro Vermelho conta com 3 piscinas com a temperatura de 33 graus. Vale muito mais ir à noite, não esqueçam de levar velas pois não tem luz a partir das 22 hora, com certeza será uma noite inesquecível, levem um vinho e algumas coisas para beliscar na piscina natural de água quentinha com céu estrelado que só a chapada tem. Entrada: 10,00. Não precisa de guia.

Em direção a Alto Paraíso de Goiás, saindo da vila de São Jorge não deixe de parar no Jardim de Maytrea é um mirante lindo com uma vista do cha
mado Morro da Baleia (montanha sagrada). Além disso temos:

Morro da Baleia

Vale da Lua:
De São Jorge são 10 km de estrada de terra, a caminhada dura cer
ca de 15 min, uns 700m até chegar ao atrativo. É um dos lugares imperdíveis da Chapada, acompanhando a serra do segredo com seu leito de pedras em formatos arredondados, lembrando as cratéras da Lua. Nível de dificuldade baixo. Entrada: 10,00. Não é necessário guia. Ao sair do Vale da Lua se estiver no perído de julho, não deixe de ir na Aldeia da Lua, fica no caminho e é um encontro de índios de todas as partes do Brasil, lá poderá participar de apresentações musicais, comprar artesanatos, conhecer muito da cultura através de exposição com fotos, histórias, ritualísticas.
Vale da Lua



























Chegando em Alto Paraíso:


Saindo de
São Jorge e chegando em Alto Paraíso, temos uma outra grande variedade de cachoeiras. Abaixo a lista:Fazenda São Bento:

Cachoeiras Almécegas I e II: De Alto Paraíso são 9 km de asfalto na estrada para São Jorge até a Fazenda São Bento e mais aproximadamente 3 km de estrada de terra, uma trilha de mais ou menos 1 km e lá encontra-se mais uma maravilha da Chapada, Almécegas I. Seguindo pela estrada de terra temos a Almécegas II, que esta a poucos metros de caminhada. Na Almécegas I o nível de dificuldade é médio pelas subidas e descidas, na II é fácil.


Almécegas


























Cachoeira São Bento: Fica dentro da fazenda São Bento também e a menos de 200 m de trilha. A cachoeira com o mesmo nome da propriedade possui uma linda piscina natural, onde são realizados até campeonatos de pólo aquático. Nível de dificuldade fácil.

A entrada das 3 cachoerias que você consegu
e curtir em um dia inteiro custa R$ 10,00. Não precisa de guia. Dentro da Fazenda São Bento existe uma outra atração fantástica que é o voo do Gavião, a tirolesa considerada umas das maiores do Brasil. Permite a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens por ãngulos diferentes, é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico. O melhor horário para ir é depois de ter conhecido as cachoeiras para ter a sorte de pegar um pôr do sol da tirolesa. O valor é de 50,00.




Voo do Gavião

Cachoeira das Loquinhas:
Acesso pela rua do Segredo, a 3 km do centro da c
idade, um complexo de 7 poços de beleza única, caracterizados por suas águas cor de esmeralda. É uma trilha ecológica, ponte pênsil, 780m de passarela de madeira ladeando o córrego passatempo facilitando os banhos e preservando o meio ambiente. Nível fácil. Entrada: 7,00. Não precisa de guia.


Poço do Sol

Cataratas dos Couros: O acesso é pela GO 118 em direção a Brasília como se estivesse voltando. A entrada é pela Fazenda Boa Esperança,
é uma sequencia de 4 quedas no Rio Couros, só vá de carro se ele for um 4 x 4 ou então alugado porque a estrada é péssima, não tente ir por conta própria é certo de se perder, o caminho para chegar na entrada da cahoeira tem muitas bifurcaçõe, vá com um guia pois o acesso é difícil. A trilha para Couros I é tranquila mas para quem quiser ir até a Couros II a trilha já é um pouco mais complexa possui muitos desníveis mas com certeza a caminhada vale muito o visual que verá. A entrada é 10,00. É fundamental a preença de um guia.

Couros I

Couros II

























Cachoeira dos macaquinhos: Acesso pelo km 151 da Go 118 - fazenda Santuário das pedras, 42 km (30 km de estrada de terra). A trilha de 4 km ida e volta atravessa cânions, piscinas naturais e cachoeiras (40m e 50m). É um pouco complexa devido as subidas e descidas e pela falta de sinalização. A estrada possui trechos precários, recomenda-se contratar guia e ir de carro 4x4 ou se quiser arriscar que vá com um carro alugado, nunca vá com o seu pois correrá o risco de ter um grande prejuízo. Existe a opção de ficar acampado nessa fazenda que possui uma estrutura básica com banheiros, cozinha, para quem tiver tempo vale muito a pena. A diária custa 10,00. A entrada para a cachoeira custa 10,00. Não deixe de visitar esse paraíso pois com certeza irá se surpreender mais uma vez na chapada.

























Chegando em Cavalcante:

Saindo de Alto Paraíso, segue pela GO 118, sentido a Cavalcante, chegando em Teresina, siga pela GO 241. E no caminho vale a pena parar aonde?

Cachoeira do Poço Encantado: Fica à 52 km de Alto Pa
raíso sentido Cavalcante, acesso por via asfaltada. É uma linda cahoeira com poço enorme e praia. No local existe boa infraestrutura com lanchonete. Da varanda da lanchonete pode-se admirar a cachoeira. A trilha é de apenas 300m, incluindo uma ponte pênsil. Nível fácil. Não precisa de guia. Entrada: 10,00


Poço Encantado

OBS: Assim que chegar em Cavalcante procure o Centro de Atendimento ao Turista e pegue informações de como chegar em alguma cachoeiras imperdíveis. Citarei elas abaixo e o máximo de informações
que puder.
Cachoeira da Santa Bárbara (a mais linda de todos os tempos): 27 km de cavalcante de estrada de terra está o povoado do sítio histórico Kalunga do Engenho II, 5 km de caminhada no plano ou 3,5 km de off road mais 1,5 km de caminhada no sol. Muito importante levar boné, protetor solar e muita água. Outro fator fundamental é o horário da saída para fazer a trilha, no caso dessa cachoeira tem que ser bem cedo, sair de cavalcante no máximo às 7:30h para chegar o quanto antes à cachoeira e poder admirar a bela cor da água, pois o sol só bate até às 12:00h. Nível médio. Entrada: 10,00. Só é permitida a entrada com a presença de um guia registrado, para isso basta ir ao Centro de Atendimento ao Turista pois lá eles fecham grupos diários.











































Cachoeira da Capivara: 25km de Cavalcante no povoado do Engenho II, com mais 1km de caminhada, o Rio capivara e o Rio tiririca se encontram em um único poço e depois, despencam em um cânion. Nível de dificuldade fácil, por parte caminhada mas o acesso ao encontro dos rios é feito descendo pelas pedras tenha cuidado para chegar ao poço das cachoeiras. Essa cachoeira pode ser visitada no mesmo dia da Santa Bárbara, sendo assim paga-se uma taxa de 10,00 e a diária do guia para as duas cachoeiras. É bom que isso seja acertado com o guia antes do passeio.
Cachoeiras do Rio prata: por estrada de terra são 60km de Cavalcante, 50m de caminhada da acesso a primeira cachoeira, são inúmeras em seu percurso tendo 7km de caminhada à cachoeira Rei do Prata e seu mirante para o vão do moleque. Nível de fácil a dificil.



Durante a noite o que fazer?

A chapada fica mais movimentada no período de julho e tem opção para todos os gostos. Em São Jorge, no centrinho, pode-se comprar artesanatos, tomar uma cerveja, jogar uma sinuca, comer uma pizza e para quem gosta de chegar em casa ou melhor na barraca amanhecendo tem o Cavaleiros de São Jorge e o Raizama. No Cavaleiros de São Jorge durante a noite tem a opção do forró, maracatu, reggae e no Raizama é rock e trance.

Todo ano na época de alta temporada (julho) tem o encontro de culturas em São Jorge são apresentações no estilo folclórico, com comidas típicas, oficina de instrumentos, além dos shows que fecham o festival e que variam de ano em ano.

Em Alto Paraíso a noite é mais devagar, para quem curte a calmaria e a paz plena lá é perfeito, não tem muito movimento, no máximo encontrará uma pizzaria, ou um barzinho com música ao vivo.

Em cavalcante a noite também é muito tranquila, vale a pena ir para a praça no centro e beber uma cerveja, vinho, vodka, refrigerante, ai vaira de acordo com o gosto. Não deixem de visitar o Amor a Gaia é uma restaurante que às vezes tem uns eventos voltado para a galera zen, as donas são muito simpáticas e receptivas.


O imperdível pôr do sol da chapada



De qualquer lugar pode-se apreciar um belo pôr do sol porém há pontos específicos que ele parece o mais bonito do mundo. Em São Jorge pode ser visto da torre, para chegar é só sair da vila na direção do parque e pegar o sentido mirante. Chegando lá tem uma cerca aberta informando que a entrada só é permitida para pessoas autorizadas mas pode entrar que não tem perigo. Ah!! Não deixe de subir na torre o mais alto que conseguir, terá uma bela vista da chapada.












Próximo a Alto Paraíso tem o pôr do sol da baleia. NUNCA suba sem ter um guia que conheça bem o local, pois para apreciar o pôr do sol de lá será preciso voltar à noite e as chances de se perder são enormes, para os mais aventureiros existe a possibilidade de passar uma noite no morro da baleia, só não se esqueça de levar saco de dormir, barraca e muito agasalho. Com certeza será uma noite inesquecível.



















As dicas fundamentais

Leve um tênis próprio para caminhadas, todas as trilhas têm muitas pedras impossibilitanto fazer de chinelo ou descalço. Deu para perceber pelas informações acima que a entrada das cachoeiras ficam distantes de qualquer lugar, ou seja, é melhor que vá de carro, melhor ainda se for alugado, caso não faça isso terá duas opções. A primeira é pedir carona na estrada, o que é muito fácil pois o povo de lá ta acostumado com isso e todos são muito solícitos. A segunda opção é gastar uma fortuna com táxi porque lá é muito caro, nesse caso é fato que vale muito mais alugar um carro.

Não deixe de levar muita água em todas as trilhas, frutas, barra de cereal, as caminhadas na maioria das vezes são longas e o almoço só vai ocorrer por volta das 17 ou 18h.

O tempo é muito seco não se esqueça de sempre ter a mão um hidratante para a pele, um protetor solar e um protetor labial.

Igual a Chapada não existe, com certeza de lá você vai sair renovado para o resto da vida, é um local onde a natureza é virgem, onde existe a pureza, a paz plena, tudo é encantador, a fauna, a flora, cada estrela daquele céu interminável, isso é sinal que deus existe e que ainda temos lugares preservados e fantásticos nesse país lindo. Esse lugar é diferente porque todo o misticismo é fruto da enorme energia proveniente dos mistérios e das belezas que ali se encontram além do fato de estar localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, que quando vista do espaço emana um feixe de luz.
















" O que importa para o aventureiro é desbravar o desconhecido, sentir a imensidão do céu, o brilho das estrelas, o mistério do mar, das cachoeiras, encontrar no silêncio da alma a paz e a presença do criador, conhecer coisas, lugares, pessoas e ultrapassar seus limites."

14 comentários:

  1. Só quem conhece este lugar entende:
    A paz, tranquilidade e energia que da força para as pessoas voltarem para casa e enfrentar toda pressão do dia-a-dia da babilônia em que vivemos.
    Chapada dos Veadeiros- Alto Paraíso de Goiáis- Goiáis- Brasil. Obrigado Senhor por existir este lugar!

    ResponderExcluir
  2. parabéns por esse post maravilhoso, rico em informações...me ajudou muito a me programar para minha viagem...

    ResponderExcluir
  3. Incetivador e informativo, levarei tuas dicas para a minha ída à Chapada. Abraco. Marcos. POA

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as informacoes. Utilizei todas para minha trip. A Chapada é demais. Retornei de lá ontem, dei uma esticada em Pirenópolis e Rio quente (Hot park)também. Ná próxima me convidem.Grande abraço.
    Marcos
    POA-RS
    inexista@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria, e por me apresentar a Chapada... quero muito ir lá um dia. Vou me programar pra fazer essa viagem incrível logo logo. Na mala levarei , um pandeiro, um triângulo, roupas e coração aberto! Na volta retornarei com muita energia, paz, tranqüilidade e amor! Beijo pra você Naiane.

    ResponderExcluir
  6. incrivel,nao imginei q pudese haver coisas tao incriveis assim mesmu sabendo q moro em um pais q tem tantas belezas naturais !!!
    é mt lindo!!!

    ResponderExcluir
  7. o blog de voces eh mto bommmmmmmmmmmmm!! PARABENS!!

    ResponderExcluir
  8. onde posso alugar carro?? sem ser em brasilia?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom parabens pelas dicas

    ResponderExcluir
  10. Só tenho a dizer: "Parabéns"
    Estamos definindo nossa viagem anual e este post nos fez ficarmos maravilhados com tanta beleza, além é claro de suas dicas e informações fantásticas.
    Vlw

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por esse guia!!
    Jai Gurudev

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!! sempre quando poso vou a chapada. la e magico sempre quando vou e so,bome acompalhado si alguma minina quizer mi liga moro em Brasilia meu fece e email maurooliveira20102010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. ótimas informações!!!!

    ResponderExcluir
  14. Padilha / CTA Maravilha \o/ \o/ \o/ ... e tem gente que quer conhecer Paris e Nova York.

    ResponderExcluir