terça-feira, 19 de outubro de 2010

Búzios - O Paraíso é aqui!!!

Búzios fica a 180 Km a noroeste do Rio de Janeiro/RJ e a 428 Km ao Sul de Vitória/ES, ou seja, uma ótima opção para capixabas e cariocas viajarem de carro durante um feriado curto ou mesmo um final de semana. Mas, devo dizer, Búzios é um destino turístico internacional. Pessoas de mais de 50 nacionalidades distintas residem na península, tornando-a uma verdadeira Torre de Babel e provando que este é um destino imprescindível para os roteiros de todos nós brasileiros.
A sua atmosfera perpassa algo místico; respira-se tranqüilidade e paz e o espírito sela a paz com o mundo nessa encantadora cidade. A beleza das 26 praias da península, o charme da antiga aldeia de pescadores, os restaurantes típicos e os internacionais, o impecável campo de golf, as boutiques famosas, os shows, o Festival de Cinema, sua arquitetura arrojada com velhas telhas de barro e madeira rústica, a famosa Rua das Pedras (ponto de encontro noturno), seus mares de ventos olímpicos onde treinam os campeões brasileiros, sua natureza agreste e remanescente da Floresta Atlântica, enfim, todas essas atrações fazem de Búzios um lugar onde realmente o Criador parece ter deixado o Seu toque.
Acho que todos perceberam como Búzios me encantou, não é? Por isso, sinto-me na obrigação de tentar explicar o motivo.
Conheci Miami, Punta Del Este e juro, nenhuma destas cidades praianas estrangeiras me surpreendeu tanto quanto Búzios. Ocorre que nesta cidade você encontra o luxo, o glamour, uma estrutura fabulosa para atender bem ao turista, sem perder, no entanto, o clima bucólico, rústico e prazeroso de praia.
Eu adiei por muito tempo esta viagem por ter sido contaminada com a idéia errada de que este seria um passeio extremamente caro. Não quero dizer, com isto, que essa viagem não possa se tornar dispendiosa, porém, quero apagar a imagem que nos vendem de que Búzios é algo apenas para classes abastadas.
Tudo começou com aquele sentimento forte e visceral que me consome, ininterruptamente, quando vejo um feriado ou férias se aproximando: sede e fome para viajar.
Plantei a semente da vontade em 3 pessoas e após 12 dias formamos um grupo de 17 turistas. E durante esses 12 dias parei de viver para outros assuntos que não continham a palavra Búzios como tema principal. Estudei a cidade, as praias, as pousadas, os passeios e fiz meu roteiro em pouquíssimo tempo, afinal, dali 2 semanas eu já estaria pegando a estrada.

A BR101 de Vitória para Búzios não é das piores, mas quase não dispomos de pistas duplas, portanto, ficar atrás de filas quilométricas de carros agarrados por conta de alguns caminhões lentos é previsto. Existem os pedágios, claro, os pedágios. Foram 2 pedágios com valores de 2.50. Se o motorista for pela Rodosol terá que pagar ainda os valores da terceira ponte 1.60 mais o pedágio antes de chegar à Guarapari 5.20.
Ficamos em uma pousada na Rua das Pedras chamada VIA MAR e o ED, gerente do local, recebeu-nos com todo carinho, atenção e simplicidade. O preço foi de 110 reais/diária, por casal, em quarto privativo com TV, ar condicionado, ventilador de teto, frigobar (você quem abastece seu frigobar sem necessidade de consumir os produtos da pousada), suíte e café da manhã (excelente por sinal: suco de laranja, café, leite, toddy, pão francês, pão de forma integral, queijo branco e amarelo, presunto, bolos diversos, 2 tipos de frutas, bolachas, iogurte, ovos mexidos preparados na hora que você pedir, salsicha de cachorro quente e geléias). Percebam que o preço foi formidável!!! Ficou mais barato que o Che Lagarto Hostel que se localiza 1 quarteirão atrás desta pousada. Uma das grandes atrações de Búzios é a Rua das Pedras onde você encontra maravilhosos restaurantes, boates, lojas de grifes ou populares e muita, mas muita gente bonita. Imperdível!!! Almoçamos em um restaurante chamado caverna mineira próximo à pousada e com preço bem acessível: 21,90 reais o quilo. Existem outros restaurantes com preços ainda mais acessíveis e com comida mais simples. Mas, se você quiser passar dias sofisticados, opções não te faltarão.
Não sei se os capixabas se recordam do Chez Michou - uma creperia com muitos telões transmitindo jogos, clips e programas culturais - que havia no Triângulo das Bermudas na década de 90. Mas, eu me recordo e tive o imenso prazer de reviver os momentos de Chez Michou em Búzios, com seus profissionais qualificados esbanjando simpatia e habilidade no preparo dos deliciosos crepes. Comi crepe de carne seca com catupiry, frango com catupiry e de morangos com chocolate e crocante com sorvete...sinceramente: maravilhosos!!! Não são baratinhos, variam de 15 à 24 reais, mas valem muito a pena e são uma refeição.
As duas principais boates de Búzios são: Pacha e Privilège. Prepare-se para segurar o queixo, pois não há um metro quadrado desabitado por mulheres/homens lindos.
Normalmente, formam-se filas na porta dessas boates, na parte da tarde, para garantir a consumação. Por pior que seja enfrentar filas, esta é uma forma inteligente para quem quer curtir economizando, afinal, a entrada dessas boates, sem consumação, chega a 120 reais. >Para quem não curte boates existem centenas de outras dicas: bares agradabilíssimos com música ao vivo (Lapa 40 graus, Billabong Bar, Briggita`s Bar...) e sempre existem festas pagas acontecendo em alguma praia ou clube.
As praias constituem o principal motivo para elogios. São 26 lindas praias. Destacam-se:
Praia de Geribá: Com 2km de extensão, vento constante e grandes ondas, esta praia é a preferida dos jovens e por sediar vários campeonatos de surf e windsurf é parada obrigatória para os amantes desses esportes. Em sua orla destacam-se belas casas, pousadas e bares. Praia da Azeda: Praia de águas tranqüilas e cristalinas, boa para o mergulho. O seu acesso é feito a pé, partindo da praia dos Ossos, o que a torna bem privativa. Na sua continuação está a Praia Azedinha. Possui 300m de extensão.

Praia Azedinha: Pequena praia com areias claras e águas transparentes, boa para o mergulho e bem privativa. Possui apenas 50m de extensão.

Praia de João Fernandes: Bastante visitada por turistas estrangeiros (principalmente os argentinos), com águas calmas e transparentes. Em sua orla estão vários bares e restaurantes que funcionam também à noite. Ao lado direito, está a Praia de João Fernandinho. Extensão: 800m.



Praia Brava: Praia de mar aberto, com águas azuis transparentes e frias, própria para a prática do surf. Possui este nome devido à força de suas ondas. Extensão: 500m.

Praia da Tartaruga: Bastante freqüentada por moradores e turistas, possui águas calmas e mornas. Ideal para mergulho e observação de corais. Possui este nome por ter sido local de desova de tartarugas. Extensão: 800m.



Praia do Canto: Localiza-se ao lado da badalada Rua das Pedras e com aproximadamente 1,5km de extensão, é cercada por bares, restaurantes e pequenas pousadas. A presença de barcos de pesca oferece um visual de típica aldeia de pescadores. No extremo esquerdo encontra-se a Praia das Virgens.

Praia dos Ossos: Praia típica de enseada, uma das paisagens mais tradicionais de Búzios já que nela estão localizadas algumas das construções mais antigas de Búzios, como a Igreja de Sant'Anna. É ponto de partida de táxis marítimos, que fazem o transporte de passageiros desta praia até João Fernandes, Azeda e Azedinha. Possui este nome devido às ossadas de baleias encontradas antigamente no local. Extensão: 400m.

Praia do Forno: Uma pequena praia de águas esverdeadas e calmas, cercada de rochedos. Tem o formato de uma concha acústica. Possui este nome devido à tonalidade avermelhada de suas areias. Extensão: 100m.

Praia da Ferradura: Praia de águas calmas e frias, com vários quiosques tradicionais. Possui o maior conjunto de mansões de Búzios. Tem este nome por ter a forma de uma ferradura. Extensão: 1,5km.

Praia Ferradurinha: Pequena, com águas frias e calmas, possui uma linda formação rochosa ao seu redor. Por ela se chega à Praia dos Amores e às Poças das Tartarugas (conjunto de piscinas naturais) através de uma trilha. Recebe este nome por ser muito parecida com a Praia da Ferradura, só que em tamanho menor. Extensão: 100m.

Praia da Lagoinha: Praia de águas frias e esverdeadas, circundada de altos paredões rochosos, por onde o mar, ao se chocar com as rochas, penetra nas cavidades formando piscinas.



Praia da Armação: Possui uma das paisagens mais lindas da península com os barcos de pesca que lá ficam ancorados. É o ponto de partida das escunas que realizam passeios pelas praias. Apesar de ter uma pequena faixa de areia e de ser pouco atraente para banho, é excelente para caminhadas. Possui este nome devido à antiga Armação das Baleias. Extensão: 400m.

Praia Olho de Boi: Pequena, de areias claras, águas frias e azuis. É procurada por naturistas por ser de difícil acesso e bem privativa. Extensão: 50m.



Bem, o dia mais impressionante que vivi em Búzios foi ocupado pelo passeio de escuna por Arraial do Cabo. Pagamos 70 reais por pessoa. Nesse valor estava incluso: van da pousada ao ônibus que nos conduziu aos pontos turísticos; passeio de escuna pelas praias inesquecíveis de Arraial do cabo com direito a diversas paradas para mergulhos; caipirinha, água e refrigerante servidos à vontade na escuna; guia turístico; almoço em um excelente restaurante (17 tipos de carnes, variadas saladas, frutos do mar, massas – self-service até você não suportar mais comer); passeio à rua dos biquínis e retorno à pousada. Esse passeio é o dia inteiro (9:00 às 18:00, mais ou menos, pois no nosso caso chegamos às 20:00 na pousada).



Uma boa forma de economizar é levar uma bag freezer para Búzios, assim você pode carregar sua cerveja, água, refrigerante e sucos para praia e também para os passeios, como o de escuna, sem ter que contribuir para o cartel que se formou por lá. Conversei com o vendedor de pastel (Seu José) em Geribá, que me explicou que os preços são pré-definidos, por isso, nenhum ambulante pode vender seus produtos por um valor aquém a 4.50, mesmo que seja apenas um picolezinho.
Outra dica inteligente: no trajeto para o passeio de escuna, uma argentina; que se tornou guia turística, desde que se mudou para Búzios há 2 anos, ofereceu-nos o seu serviço de fotógrafa durante suas explicações a respeito de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Ela cobrou 10 reais por pessoa do meu grupo (estávamos em 9) para nos fotografar durante todo o passeio. Tiramos fotos inacreditáveis, engraçadas, debaixo d’agua e de todo o grupo, sem ter que importunar ninguém e sem ter que carregar máquinas quando pulávamos da escuna para os mergulhos. Valeu cada centavo, afinal, a fotógrafa nos orientava para ótimas poses - pagamos muiiiitos micos dando saltos, mergulhos e barrigadas – e nos entregou o CD com as fotos (mais de 400) 1 hora após o fim do passeio. Havia ainda nesse CD: mapas, explicações sobre as cidades e ele estava personalizado com gravações de frases que criamos e pedimos pra colocar.



Eu sei, eu sei, um CD é barato, mas a questão não foi o valor do CD, mas sim, a conveniência de não termos que prejudicar nosso passeio tirando fotos de cada um do grupo, com a máquina de cada um, de cada casal e depois de todo o grupo. Sem contar que a escuna pára a alguns metros das praias, portanto, temos que nadar para chegarmos à areia e isso dificulta o transporte da máquina até às praias sem estragá-la.
Pois bem pessoal, aí fica a dica para todos aqueles que procuram descanso e/ou lazer e/ou diversão!!!
Curtam muito...
Se quiserem tabela de gastos basta me adicionar no MSN: fadinha_lazanha@hotmail.com

2 comentários:

  1. Bia, lindas fotos e ótima descrição sobre Búzios!!! Já coloquei na minha lista de próximas viagens!!! Hhehhe.. Bjos, Karol

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Meu nome é Silvia estive em Búzios recentemente, janeiro de 2011, e fiz o passeio de escuna uma argentina ficou tirando fotos pra gente, mas perdi o papel para contato para buscar o cd e gostaria de saber se você poderia me dar informação sobre o endereço, tentei no site "buzios-explorer mas não encontrei, se puder me ajudar entrar em contato via e-mail: milcas@ig.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir